O infarto agudo do miocárdio é o responsável pelo maior número de mortes no Brasil, sendo uma doença que pode afetar pessoas de todas as idades.
Ponta Grossa, Paraná – O personal trainer Danilo de Campos, de 31 anos, morreu de infarto no último sábado (30), em Ponta Grossa, no Paraná. O jovem, que era casado e levava uma vida saudável, com exercícios físicos regulares e alimentação equilibrada.
Segundo sua esposa, Daniela Kuhn, Danilo estava em casa quando sentiu um mal-estar no estômago. Ela o levou para o hospital, mas ele não resistiu e morreu.
“Ele era uma pessoa muito saudável, sempre se preocupou com a saúde dele. Fazia musculação seis vezes por semana e seguia uma dieta orientada por nutricionista”, disse Daniela.
De acordo com o Ministério da Saúde, o Infarto Agudo do Miocárdio é a maior causa de mortes no Brasil, sendo responsável por cerca de 300 mil óbitos por ano. A doença ocorre quando há a obstrução de uma artéria que irriga o coração, causando a morte de parte do músculo cardíaco.
Os principais fatores de risco para o infarto são:
Hipertensão arterial
Diabetes
Colesterol alto
Tabagismo
Obesidade
Sedentarismo
Histórico familiar de doença cardíaca
A prevenção do infarto inclui o controle dos fatores de risco, como a adoção de hábitos saudáveis, como alimentação equilibrada, prática regular de atividade física e abandono do tabagismo.
O caso de Danilo de Campos é um alerta para a importância da prevenção do infarto, mesmo em pessoas que levam uma vida saudável.
Sobre o Autor
0 Comentários